quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tulum, Maias no México

Hoje vou falar sobre o legado da civilização Maia e, para ilustrar o tema, vou utilizar a minha visita à cidade de Tulum, no México (em março de 2010). Terceiro sítio  arqueológico mais visitado no México (perdendo somente para Teotihuacan e Chichen-Itzá -confira meu post de agosto), Tulum é uma cidade com ruínas bem preservadas, totalmente rodeada por muralhas, que reúne milhares de turistas diariamente.


Vamos combinar que vale a pena: além de toda a parte histórica e cultural, ainda ganhamos de brinde uma vista de perder o fôlego do mar caribenho. Espetáculo!!! A cidade fica ao longo da costa do Mar das Caraíbas, no sudeste do México, num estado que se chama Quintana Roo; e a região é conhecida como Riviera Maya. Bem apropriado.

Para chegar lá, a gente vai para um povoado cheio de centros comerciais (não me lembro do nome) e embarca num trenzinho (as ruas de acesso são bem estreitas) sacolejante, bem antigo. Em Tulum, as pernocas são super solicitadas: há rampas, escadas, subidas íngremes e as distâncias - debaixo do sol impiedoso - cansam bastante. É bom se besuntar de protetor solar, levar um chapéu ou boné, e ir com roupa bem leve e confortável.

O lugar é grandioso e, no dia da minha visita, o céu estava bem azul e contrastava com a silhueta das ruínas. Lindo de ver e fotografar. O povo Maia registrou seu nome na História da Humanidade com contribuições geniais de escrita, arte, arquitetura, matemática, calendários e sistemas astronômicos.

Culturalmente, é considerada uma das sociedades mais dinâmicas de todos os tempos. E, até hoje, os maias e seus descendentes formam populações consideráveis e perpetuam suas tradições, costumes e história, em regiões do México, Honduras, Guatemala e El Salvador.

A visita à Tulum torna-se mais rica com as explicações dos guias sobre o modelo de sociedade com o qual viviam, as apresentações sobre cada conjunto arquitetônico, o que funcionava em cada construção e tudo mais. É fascinante...


Só não esqueça da dica que deixei registrada aqui no blog, no post sobre Xel-Há. Não faça o combinado Tulum/Xel-Há no mesmo dia. É cansativo e não dá tempo de aproveitar direito nenhuma das duas atrações. Vá por mim.

                

3 comentários:

  1. Que mar é esse???
    Não sabia que o méxico era tão rico assim!!!
    Lugar maravilhoso, guardarei essa dica!
    Se jogaaaaaaaaa Beeeeeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. SEU BLOG É LINDO... ADOREI TUDO... E BEM EXPLICADINHO...

    ResponderExcluir
  3. Que bommmmm que gostou e aprovou, Narcisa... é uma honra te ver por aqui prestigiando meu blog. Obrigadaaaa e fique à vontade para comentar, participar, dar sugestões e tudo mais. Beijoooo grande!!!

    ResponderExcluir