domingo, 12 de setembro de 2010

Oceanário de Lisboa

O que é o Oceanário de Lisboa??? Algo surreal, coisa de cinema, futurista,... imperdível. Sensacional desde a parte externa, já nos jardins e pátios. Para começo de história, quando se chega, a gente passa por baixo de uma cortina de água (água do mar), e o cheiro de maresia já nos remete ao clima.
Aliás, tudo é planejado de fato para ir nos ambientando e preparando para o "mergulho". Até a plataforma de acesso, depois que se passa pela bilheteria, é em forma de onda. Vai se subindo, caminhando pelas ondulações, ouvindo um som ambiente que engloba uma mistura de ondas batendo, gaivotas e tudo mais. É muito interessante.
Para quem não sabe, o Oceanário de Lisboa foi construído em 1998, como parte da Expo98, onde a principal bandeira era "Os Oceanos, um Patrimônio do Futuro". Atualmente, é o segundo maior do mundo (o Aquário de Osaka, no Japão, é o maior do mundo; o de Lisboa é o maior da Europa).
O enorme museu de biologia marinha fica no Parque das Nações, um local que faz parte de um núcleo totalmente revitalizado da cidade, com infraestrutura moderna e impecável.
O pavilhão que abriga o Oceanário reproduz o formato de um porta-aviões (criado pelo arquiteto norte-americano Peter Chermayeff), instalado num cais com água para todos os lados.
Uma vez lá dentro, experimenta-se a sensação de estar quase que dentro dos tanques e aquários. As paredes, do teto ao chão, têm forma abaloada e tudo é transparente. De fato se caminha entre os tanques como se fizéssemos parte deles. Só que a sensação é inversa, tamanha a imensidão e grandeza dos aquários, nós somos os invasores.
Há uma explosão de cores e vida. Os habitats escolhidos e reproduzidos no museu marinho são os oceanos Antártico, Índico Tropical, Pacífico e Atlântico Norte. Tem também quatro aquários menores, que representam os cinco continentes, onde a gente sente os odores, escuta os sons, interage e vê as diferentes e curiosas espécies.
Toda a luz é natural e vem de fora, através dos tanques. Os visitantes (invasores) ficam na penumbra, para não perturbar os ilustres inquilinos do local.
É tudo bem consciente, uma imersão de verdade no mundo marinho, uma aula de respeito e valorização dos ecossistemas.
São mais de 16 mil animais (aves, mamíferos, peixes e outros) que vivem ali, plantas de mais de 450 espécies para reproduzir fielmente os habitats. Muito bonito e intenso. E nada de flash para fotografar, hein...


A visita ao Oceanário de Lisboa é uma aventura inigualável e quase indescritível no mundo marinho. Tomara que eu tenha conseguido passar um pouco da minha vivência. Ah sim... o ingresso custa algo em torno de 12 euros.


Todas as fotos postadas aqui no blog são de minha autoria ou fazem parte do meu acervo pessoal

6 comentários:

  1. Cada dia mais linda e inteligente.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Engraçado ler seus textos, porque sinto-me como se estivesse realmente me contando todos esses acontecimentos "AO VIVO" como aconteceu em "OUTRORA" - se é que me entende rsrs.

    Sério! Uma pena que nossa colonização seja Portuguesa "Oras pois pois", pois afinal, amarguramos esse título de nação de 3º Mundo desde o ocorrido pelo bendito Cabral. O que muito me estranha, pois sua chegada ao Brasil se deu despois Caminha - dizem os historiadores -, pois suas embargações eram as mais ricas já financiadas até aquele momento.

    Deixo esse estudo sábio para àqueles chamados amantes da história do Brasil, pois afinal, são pagos para LER. INVEJA é uma merda...!!!

    Beijos minha querida.

    E estou eu aqui... no meu jornal cultural diário me atualizando sempre com a sua notícia.

    Beijos Mil

    E BOA SEMANA!!!!!!!

    Ass

    Vitor Mondaini

    ResponderExcluir
  3. Oie amiga, o blog está bombando hein!?!? Show de bola!

    Estou atualizando meu blog, depois me segue lá novamente... ah, e se puder, me linka tb : )

    vanillascupcakes.blogspot.com

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. NE-MOOOOOO!!!!!!!!!!!!! Ahh!!!!!!!!!! =D
    AMO peixinhos!!!
    Post The Best!

    ResponderExcluir
  5. Ai, nem me fale..... esse post é um dos meus favoritos. Amei escrever, lembrar de tudo, pesquisar e selecionar as fotos. Ficou informativo, bem ilustrado e colorido. Obrigadaaa!!! Beijos em todos!

    ResponderExcluir