sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Oléééé, Madri...!

Um dos acessos à Plaza Mayor, Madri
A Espanha é um país riquíssimo, exuberante, forte, de cores vibrantes e intensas. Seu povo pisa firme, quase que marchando, sempre fazendo barulho por onde passa. As mulheres são bonitas, bem trajadas e maquiadas, marcam seus passos com os saltos impactados no chão com firmeza, como na dança flamenca. Caminhar por lá é ótimo, ritmado, sempre com sons e marcações. Os homens são imperativos, talvez pela influência das touradas, vai se saber. As palavras são proferidas como comandos, com rigidez. Fui ao supermercado em Madri e me assustei quando me comuniquei com a caixa. Nossa! Para a gente, soa como ignorância, rispidez e grosseria. Mas, não é. Os espanhóis são bravos, bravíssimos, com um jeito impetuoso e rude, mas é involuntário e nato.

Jardins magníficos e bem cuidados
Quando você estiver passeando por lá, não se abale. É assim mesmo que funciona...rs.

Era final de julho, início de agosto, pleno verão europeu quando visitei Madri. Calor. Meus figurinos todos eram os daqui do Rio de Janeiro, carioquérrimos e bem leves. Adorei chegar lá e dar de cara com as grifes em liquidação! Consegui boas comprinhas.... ueba!!! Quando cheguei na Plaza Mayor, me fiz. Tinha umas bijous lindíssimas, bolsas bordadas, coisicas fofas para lembrancinhas. Fora as ruas no entorno da praça, com grifes e tudo mais... em liquidação também. Ai ai ai!!!!

Plaza de Toros de Las Ventas, em Madri
O mais engraçado é que lá eles têm o hábito de "la siesta", depois do almoço. Portanto, prepare-se. Você pode estar no melhor do seu passeio, em meio a compretes ótimas ou com uma baita fome e, do nada, o comércio fecha as portas na sua cara!!!! Hahahaha. Relaxeeee...... depois de duas horas e tal, eles voltam e reabrem tudo. Não sem antes ir em casa, colocar um pijaminha e dormir - no meio do dia, em plena atividade. Logicamente o comércio local fica aberto até altas horas, para compensar. De dia é muito quente no Verão, então eles preferem trabalhar à noitinha, com o sol baixinho e temperatura mais branda. São espertos. Aqui no Brasil, se essa moda pega... imagina só..... rs.

A figura do touro faz parte da paisagem da Espanha
A gente entra num bar para beber algo, sei lá... uma cerveja ou refrigerante e recebe como cortesia um prato com "tapas" - aquelas delícias servidas em fatias de pão, com coberturas diversas, aromáticas e saborosas. Muito simpático. Aí, olha para a parede e dá de cara com um touro pendurado, coitado, empalhado. Ô coisa de mau gosto e primitiva, não consigo entender.... Na Índia, a vaca é sagrada. Na Espanha, o touro vira espetinho vivo, jorrando sangue, agonizante em arena pública. Deus me livre! É muito horror para a minha cabeça. Mas, o que fazer?  Acho que proibiram em algumas cidades, li algo a respeito. Já é um caminho para que se pare de vez com a carnificina. Para mim, a única nota negativa para um país tão rico e exuberante, de resto, nota 1.000!!!!

Foto de turista feliz, mas o repúdio às touradas é fato

5 comentários:

  1. O vestido era para tentar se passar por espanhola? :D

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu blog!!!!
    Parabéns pela coragem e determinação!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha... vc tem feito viagens incríveis... amei as fotos... tudo é maravilhoso! Só uma coisa:
    Me leva na sua mala da próxima vez ok?!
    rsrsrrsrsrsrrsrs

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha.... então vamos nessaaaaa, Amanda! Vai separando os biquinís que agora no comecinho de outubro tem novo destino!!!! Obrigadaaa e bjs p/vc!

    ResponderExcluir
  5. Leinha (que acho que é minha amiga Léa), obrigada de coração pela visita e não deixe de vir aqui no blog, estou atualizando sempre que posso o conteúdo. Foi preciso realmente muita coragem, a ideia existia há tempos, mas dar a cara à tapa é bem complicado, A gente nunca sabe se vai ter aprovação e se vai conseguir ser interessante... vamos em frente!!! Beijão!

    ResponderExcluir