Padrão dos Descobrimentos |
Torre de Belém - Lisboa |
Centro antigo de Lisboa |
O centro antigo se divide em vários bairros, como Alfama (que é o antigo bairro dos marinheiros), Baixa e Chiado (com belas referências e vestígios do passado), entre outros. É bom ir preparado para a caminhada, as ruelas são estreitas e sinuosas, há vielas e travessas, num sobe e desce danado de bom.
Isso tudo em meio à rotina dos moradores, com suas roupas penduradas em varais expostos nas varandas, vendedoras de frutas, legumes e verduras à porta de seus sobrados, becos que desembocam em fontes ou altares, casas que nos remetem à uma época mais doce e tranquila. Andar pelo centro antigo é como voltar no tempo.
Mosteiro de São Jerônimo (interior) |
Mais um dica irresistível: vá até a Rua Belém 86, entre na fila sem reclamar e deguste (de joelhos, rs) os legítimos e abençoados pastéis de Belém! Você vai adorar tudo por lá, porque além do charme do local, todo decorado com lindos azulejos portugueses em seus muitos salões, você pode espiar parte da fabricação dos pastéis. Uma parte da doceria é toda envidraçada e serve como atração turística de verdade. A maior curtição.
Depois de todas essas fortes emoções, há a parte revitalizada da cidade, com seus prédios e pavilhões imensos, suas obras incríveis, seu teleférico panorâmico moderníssimo e futurista que "flutua" ao lado doTejo e dá visão para o Parque das Nações (são mais de mil metros de passeio). Além, é claro, do Oceanário de Lisboa (já comentei em post exclusivo), o Shopping Vasco da Gama (descoladérrimo e luxuoso em formato de nau, com escotilhas e tudo mais), a área gastronômica do Cais do Oriente que inclui atividades culturais e a belíssima estação de trens Gare do Oriente - um espetáculo arquitetônico.
E nem citei ainda a cidade do Porto e os restaurantes que beiram Vila Nova de Gaia, do outro lado da ponte. Um lugar lindo, acolhedor e muito aconchegante. Resumindo... Portugal será degustado em outros posts futuros, assim como a França e a Espanha. Aguarde novidades por aí.
Não enjoarei jamais!
ResponderExcluirEssa leitura me deu a sensação de um lugar super traquilo, fresquinho, gostoso de viver.
Simonete é cultura "viva e crua"!!!!
Bjs
É cosmopolita, mas não perdeu os ares de antigamente. Parte renovada, parte preservada. Lisboa é um lugar muito rico e cheio de referências históricas.
ResponderExcluirBeijo grandeeeee, Jeane!!!!
Ainda não vi os posts do Porto e Gaia, mas com certeza serão os meus favoritos!
ResponderExcluirBjs,
Luciana Reis
Uauuuuu,,,, já estão encomendados, amiga: posts Gaia e Porto, deixa comigo!!!!!! Beijãoooo!!!
ResponderExcluirSimone Rangel parabéns pelo site, muito bonito e nos faz viajar com você. "Ti roubei" uma imagem, desculpa mas é uma imagem tão representativa que a coloquei em uma de minhas poesias. OBRIGADO, um abraço.
ResponderExcluirOi JJCruz! Obrigada pela visita e por ter aprovado o conteúdo, fico feliz. Compartilhe sua poesia, fiquei curiosa... que bom que de alguma forma a foto te serviu e inspirou. Abração e sucesso!!!
Excluir