sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Morten in Rio (jan 2012)

Vocalista da banda A-ha por 25 anos de uma trajetória bem-sucedida, Morten Harket demonstrou mais uma vez o carinho que tem pelo Brasil. No último domingo, dia 29 de janeiro, o cantor e compositor promoveu um evento até então inédito com fãs brasileiros: reuniu um grupo seleto para uma breve audição seguida de bate-papo informal, cumprimentos, autógrafos e fotos com os poucos felizardos que ali puderam estar.


A intrépida e incansável jornalista que vos escreve, logicamente, estava lá marcando presença. Bela (isso é por minha conta, rs) e gloriosa, consegui meu lugar ao sol e pude registrar tudo para compartilhar com você. Até porque, cá entre nós, além de repórter, sou fã confessa de Morten. São décadas acompanhando a carreira, comprando os álbuns, indo a todos (eu disse TODOS) os shows e sempre garantindo um cumprimento nos hotéis.
O encontro aconteceu na Fnac do Barrashopping (zona oeste do Rio de Janeiro), às 19h de um domingo extremamente chuvoso.
A produção do cantor foi generosa e cedeu aos muitos apelos de alguns que ficaram sem convites - isso tudo foi previamente organizado pela internet.
Pouco eram os lugares (cerca de 100 cadeiras), o espaço pequeno não permitiu que a generosidade da produção comportasse a todos. Infelizmente teve gente com convite que ficou do lado de fora.


Nada estragou o brilhantismo do evento. Os privilegiados que lá estavam foram os primeiros no mundo a ouvir as faixas inéditas do novo álbum de Morten Harket: "Out of my hands".


Logo em seguida, o cantor chegou, se posicionou, sorriu e respondeu pacientemente a uma série de perguntas, diversificadas e totalmente aleatórias, do público.


Na minha opinião, Morten pareceu à vontade, bem-humorado, solto, divertido e ansioso pelo "novo". Segundo ele, a experiência de estar só e ter algo totalmente sob seu controle tem sido interessante.


"A decisão de encerrar a banda foi senso comum e aconteceu num momento em que cada um de nós pode dar continuidade aos seus próprios projetos", comentou.
Com relação às canções que compõem o novo CD, Morten disse que procurou se identificar com as letras que falam "sobre nossas vidas, sobre amor e coisas cotidianas". Ele anunciou shows no Rio de Janeiro (dia 22/set, Citibank Hall), Belo Horizonte (dia 23/set, Chevrolet Hall) e São Paulo (dia 26/set,  Credicard Hall). Argentina e Chile não foram esquecidos, ele realizará apresentações lá também. Esse contato com o público deve ter sido positivo, pois ele disse "hoje, aqui com vocês, é o ponto de partida para essa nova fase, saí da caverna (forma como se referiu ao estúdio de gravação) e aqui é o primeiro lugar que venho", rs.... depois da 'clausura' produtiva.
Falou também que a partir de agora são "novas condições", já que lança oficialmente sua carreira solo. Morten respondeu a todos, sempre com boa disposição e, em alguns momentos, revelou particularidades sobre sua doutrina de vida como quando falou em fé, Deus, fundamentalismo, filosofia, humanidade.... "eu poderia ficar falando a esse respeito por um longo tempo", complementou.



Quando foi questionado sobre qual o seu lugar preferido no Brasil, respondeu enfaticamente: "Amazônia". Já à pergunta sobre o que costuma ouvir em casa, em seu tempo livre, foi irônico e disse que gosta de ouvir o som da água nos encanamentos, kkkkk.....
A produção anunciou a última pergunta e só então me dirigi a ele, pedi que cantarolasse algo do novo álbum que fosse uma das canções preferidas. Houve um intervalo silencioso e ele, graciosamente, me respondeu com outra pergunta: "você tem filhos?". Eu disse que não. Ele, desconcertado, fez um leve gesto com a mão direita como se fosse sinalizar sua contagem "bem, eu tenho..." muitos (se minha conta ainda estiver certa, são cinco). Rapidamente reformulou o pensamento e me indagou novamente "você tem sobrinhos?". Rs.... era tudo que eu precisava: eu respondi "sim, somente um". Touché!


Todos rimos.... e então ele argumentou, elegantemente, que não poderia ter uma eleita, pois todo o álbum já era uma seleção de preferidas, e tal.... Eu reforcei que ele poderia aproveitar para encerrar o encontro com o fãs, cantando algo de sua escolha, para presentear a todos que ali estavam.... ele sorriu e respondeu que "em setembro mostrará todas as canções nos shows" e mais algumas justificativas gentis e bem-humoradas para não dar um corte fatal, claro. Mais umas gargalhadas gerais, ele transpareceu agitação pois sacudiu as pernas, riu de novo para mim e rapidamente deu um de seus famosos agudos. Nada mal para quem alcança a 5 oitavas e é recordista em "manutenção de voz em uma nota": 20,2 segundos, na música (que amo) "Summer moved on".


Fotos by Simone Rangel (as que apareço são by Sergio Rodrigues)





4 comentários:

  1. Lindo e educado! Morten, pena que não pude estar lá! Adoro você! Sucesso no seu novo CD! Mal posso esperar pelos shows de setembro! Que bom que você está de volta!

    ResponderExcluir
  2. Simone, tive o privilégio de, como você, estar presente nesse evento maravilhoso. Parabéns pelo seu relato. Transmitiu fielmente o espírito do momento. Morten parece estar mesmo vindo para arrasar, para ter todo o sucesso e reconhecimento que ele merece. E que venha setembro, com toda a emoção que promete. Um abraço, Mônica

    ResponderExcluir
  3. Realmente, meninas.... uma alegria saber que ele não parou, que está de volta com tudo e que não perdemos a chance de ouvi-lo mais e mais. A querida que também esteve lá no encontro: fiquei feliz demais por ter aprovado o texto e, mais ainda, por saber que tb teve a oportunidade linda de presenciar tudo. Quem sabe nos vemos nos shows em setembro? Bem, qualquer coisa é fácil me localizar no facebook, Ok? Beijos nas 2 e obrigada por terem deixado comentários, é sempre muito bom ter um retorno.

    ResponderExcluir
  4. Vc foi convidada para participar do primeiro concurso,vai ganhar favicon,cursor,afiliação e divulgação.
    http://clubedemeninas-google.blogspot.com.br

    ResponderExcluir