quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Praia da Pipa, a eleita

A 85Km de Natal, no município de Tibau do Sul, fica a famosíssima Praia da Pipa, balneário superfrequentado por artistas e turistas nacionais e internacionais. É Litoral Sul do estado do Rio Grande do Norte, com 10 Km de extensão de praia - sendo que o local conta ainda com a linda Praia do Amor (onde gravaram cenas da abertura do Fantástico com Isadora Ribeiro) e Ponta do Madeiro (no caminho de Pipa, paramos lá, que também é conhecida como a Baía dos Golfinhos; uma praia escondida e bem preservada, onde é possível ver muuuuitos golfinhos. Uma belezura!).

O lugar é lindo, com aquelas falésias enormes nos dando a sensação de proteção, um verdadeiro recanto natural. O mar é mansinho, com temperatura muito agradável. Há uma infinidade de boas pousadas, restaurantes, bares e boates. O comércio local é muito charmoso, com pequenas boutiques de tudo que se pode imaginar. Para ter acesso à praia, desci um escadaria de madeira altíssima - optei por chegar pelas falésias. O povo é tranquilão e receptivo, habituado com o turismo.
Eu elegi a Praia da Pipa como a minha favorita porque o lugar tem aquele ar provinciano, de vilarejo. Mesmo com todo o progresso e a demanda dos turistas, eles conseguiram preservar um charme bucólico e rústico, o que deixa o lugar ainda mais interessante. É um point para relaxar, se desintoxicar das coisas ruins da rotina, ficar de perninhas para o ar, só curtindo.... muito bom! A gente fica com a impressão de que o tempo parou por lá. E, vamos combinar, nos dias de hoje experimentar essa sensação é algo singular. Talvez por isso eu tenha ficado tão encantada.
O guia de turismo me contou que o nome "pipa" foi dado pelos portugueses, pois eles avistaram de suas embarcações uma formação rochosa que lembrava o formato de um barril de vinho (em Portugal, pipa significa barril, rs). Daí, o nome... Vou anexar aqui embaixo a explicação sobre falésias, para nos enriquecer, kkk.  Nosso Brasil é rico demais. Vários países dentro de uma só nação. Luxo. Privilégio para poucos e nós, brasileiros, devemos conhecer, admirar e respeitar.

Belíssima Praia da Pipa, em visão da escadaria

Linda Praia do Coração
"Falésia é uma forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. Ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa". (Fonte: Wikipédia)
Praia do Coração, Litoral Sul do RN
Praia da Pipa e suas águas límpidas

5 comentários:

  1. Sempre quis ter uma filha chamada Falésia
    :D

    ResponderExcluir
  2. UAU,

    vc esqueceu de me falar que nesse lugar tinha sereia!!!!

    O bom de ter amiga linda é que todo mundo morro de inveja e eu TIRO ONDA, é claro.

    Beijos minha querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Lembro que comentei com você em 1999, quando fui a primeira vez à Praia da Pipa que era um lugar imperdível, que havia gostado mais que Fernando de Noronha, e que você deveria ir na primeira oportunidade, lembra-se? Talvez não, faz tanto tempo... Mas Pipa é realmente maravilhosa!!! Fiquei numa pousadinha na Praia do Amor, na falésia, de frente para o mar uma delícia! Recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Estarei lá em Janeiro!!!
    Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!..

    ResponderExcluir