sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bateaux Mouches pelo Sena

Vamos embarcar numa aprazível viagem pelo Rio Sena, num lindo entardecer parisiense? Que tal a ideia? É só caminhar até as margens do Sena, em Paris, e comprar o ingresso para o passeio no Bateau Mouche (do francês barco mosca) para conhecer a capital sob um ângulo muito charmoso e incomum. A vista da cidade, através do Sena, é algo que impressiona.  O conjunto arquitetônico ganha novas dimensões, contornos e, o mais legal: a cidade é observada sem perceber a nossa presença.

O embarque é realizado ao lado da Pont de L'Alma, no Port de la Conférence, e o passeio (que custa uns 10 euros em média) tem duração de mais ou menos uma hora. A grande dica é optar pela saída do entardecer, bem no finalzinho do dia, porque assim você terá um gradioso espetáculo a apreciar: o pôr-do-sol magnífico e dourado em contraste com a silhueta de Paris, e a justificativa do título "Cidade Luz" da Europa. Afinal, quando anoitece, Paris consegue ficar ainda mais bela, iluminada, glamourosa e com mais ares de majestade.

O circuito do Bateau Mouche inclui a Catedral Notre Dame, o Louvre, o D'Orsay, o Grand Palace, a Torre Eiffel, a réplica da Estátua da Liberdade em tamanho reduzido, os principais prédios que constituem o circuito turístico da cidade. Os mais belos monumentos podem ser apreciados e fotografados, tudo com acompanhamento do guia que vai explicando em variados idiomas tudo que está se vendo. É lindo e muito emocionante.

Enquanto vamos avançando pelo circuito, pelas margens do Sena há vida acontecendo... casais de namorados fazendo piquenique, grupos de jovens estudando, festas, aulas de dança... um mundo de acontecimentos rotineiros da capital francesa que transpira uma sofisticação despojada e natural. Delícia de ver e sentir. E até as pequenas embarcações que passam pelos turistas acenam e cumprimentam, muito legal a cordialidade e bom humor!



Na tarde que fiz o passeio, tive o privilégio de finalizar o percurso exatamente em frente à Torre Eiffel no momento exato em que suas luzes foram acesas. Uauuuuuuuuuuu...... estupefata fiquei! Perplexa, dominada por minhas emoções, paralisada. Ah, seu eu pudesse congelar aquele minuto para todo o sempre. Todos aplaudiram, gritaram, ergueram os braços, levaram as mãos à cabeça e olhos. Era preciso sair do torpor para sorver totalmente aquela imagem esplêndida e inesquecível.

Era final de julho, quase agosto, a França comemorava a Queda da Bastilha. A cidade estava iluminada em tons de azul... e a Torre tinha estrelas faiscando em toda a sua extensão, como uma árvore de Natal gigante.
Lindo, lindo, lindo.
Memorável.
Perfeito e mágico.
Coisas que só Paris pode proporcionar.... é a pura verdade.


4 comentários:

  1. A leitura leva-nos a "viver" o que está sendo comentado. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Se tem alguém que pode dizer se fui ou não fiel a tudo que vi, essa pessoa é meu pai... que estava ao meu lado e testemunhou toda essa beleza. Obrigadaaaaa, pai, pelo comentário e pelo incentivo diário. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal, gostei do teu blog. Estou em Paris e tinha dado um branco onde eu tinha obtido ingressos pro bateau mouche nas vezes em que estive aqui. Brigadao! Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Rs..... que pessoa chique, lê o post e vai comprar os ingressos para o passeio. Adorei, Ricardo! Obrigada pelas palavras e, se possível, venha me visitar mais vezes aqui no blog. Abraço e aproveite sua linda viagem!

    ResponderExcluir