sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cenote em IK-KIL/México

Uma das belas surpresas que a viagem ao México me proporcionou foi a visita ao Cenote de IK-KIL, a caminho de Chichen-Itzá. Seguimos de ônibus turístico para Yucatán e, depois de conhecer plantações de agave azul (planta que destilada gera a tequila), paramos no esplêndido parque eco-arqueológico de IK-KIL. Meu coração nem cabia no peito, já que o mergulho no cenote era o momento mais aguardado no roteiro de férias. Caminhei pelo bosque lentamente, deixei que os grupos de turistas se afastassem porque queria que a minha experiência fosse verdadeiramente saboreada.
Fui avançando pela vegetação e comecei a escutar o barulho de água, a sentir um cheiro puro, de natureza, de mato, de terra molhada... podia perceber o frescor no meu rosto. Logo avistei o poço, recortado na mata, gigantesco e majestoso. No entorno, árvores antigas com parte das raízes aparentes tombando num mergulho profundo até tocar a água do cenote, lá em baixo.

A explicação para a formação dos cenotes é a seguinte: a água da chuva desce pelo solo rochoso (calcário) e é armazenada em rios subterrâneos que cortam toda a península mexicana. Os cenotes são poços naturais em meio à vegetação, com água azul, cristalina e muitos peixes.... só vendo para crer. É muito impressionante. Para mim, um dos pontos altos dessa viagem, sem dúvida alguma!

Vá preparado para o mergulho. Lá no parque há toalhas e equipamentos de segurança (coletes) que podem ser alugados a preço bem acessível.


Se bem me lembro, os coletes são gratuitos. Uma dica importante: se vc não é um exímio nadador, não se arrisque! A água da chuva é densa, bemmmmm pesada e se faz um esforço tremendo para não afundar.
O poço é muito fundo, nem tenho ideia de quantos metros, mas sei que é muita coisa! Rs. Fiz um bom exercício aeróbico por lá, hahahaha, não quis o colete me amarrando, queria a sensação do contato com aquela água por inteiro, ao natural. Daí, o esforço foi grande pq a impressão que se tem é de que o tempo todo a gente é puxado para baixo. Mas, olha...... que sensação única!!!!!! Se vc for até lá, não deixe de mergulhar, não deixe que seu passeio fique incompleto. Estou certa de que se vc deixar de "se jogar" - literalmente - no cenote, vai ficar remoendo arrependimento para o resto da viagem. É sério.
Bom, o guia me disse que quem mergulha no cenote rejuvenesce uns 10 anos...... para não ter dúvida e me garantir, me arremessei lá duas vezes, kkkkkkkkk!!!!!! A temperatura da água é ótima, quando estive lá (março/2010) estava muito agradável. Tem um pier em madeira bem rústica que serve como uma plataforma de acesso ao poço. É bem alto, por isso não há exagero quando eu digo que a gente se joga lá dentro, rs. Há duas escadas feitas com troncos de árvores que permitem a saída segura de lá. Postei aqui umas imagens para que vcs entendam como funciona. Tem foto da escada esculpida no calcário, que descemos até o poço. É lindo!


Mais lindo ainda foi ver minha foto depois da aventura. Constatei que faltava pouco para que eu iluminasse tudo por ali, rs.

A impressão que eu tinha, fisicamente, depois do mergulho, era de que eu tinha me desintoxicado de tudo, me renovado de verdade, e que podia até emanar luz.

Pode parecer piegas, não me importo. Foi exatamente o que experimentei.
Por isso minha recomendação mais que expressa para que no futuro vc tb realize essa mágica experiência.

Enjoy it!!!!!!!!!



2 comentários:

  1. Viajei!!!!!! =D
    Li tudo com calma pra ter um pouco da ideia do que vc sentiu e viu, confesso que na hora do pulo no poço meu ♥ até abateu mais forte, adoro aventuras mas morro de meeedo, =S.
    Valeu a emoção e espero um dia curtir tuuuuudo isso.
    OBS:Como os peixinhos chegaram até lá???

    ResponderExcluir
  2. Realmente as fotos são impressionantes. Visual paradisíaco!

    ResponderExcluir