quarta-feira, 20 de abril de 2011

Montmartre... arte e boemia

Véspera de feriado, Semana Santa, tudo com aquele clima meio suspenso, paradinho, morninho... todos ansiosos pelo fim de semana prolongado. Para dar uma sacudida nesse marasmo, vou escrever as minhas impressões sobre um dos bairros mais charmosos de Paris: Montmartre!

Situado no alto de uma colina, o bairro é favorecido por uma vista privilegiada da cidade. Suas ruas e vilas estreitas e sinuosas acabam nos seduzindo, porque a gente vai caminhando e não sabe exatamente o que vai encontrar à frente.
Por vezes, um cantor se apresentando na calçada, um museu exclusivo de Salvador Dali, um desfiladeiro quase sem fim com a capital parisiense aos seus pés, uma feira de artistas plásticos ou, simplesmente, um buldog com a cara mais fechada do mundo passeando entre os turistas embevecidos.

Montmartre é assim: pura boemia, com vida intelectual efervescente e muita arte nas veias. Uma delícia de lugar! Comparando grosseiramente, para quem é carioca, é uma versão ampliada e muito melhorada de Santa Teresa.

Os artistas exibem seus dons pelas ruas e esquinas, se oferecem para fazer seu retrato, produzem em larga escala. Há uma feira imensa numa praça, onde eles comercializam suas obras e aceitam encomendas (tem gente que cria e faz tudo na hora, inclusive, você pode ir acompanhando). Os cantores também se apresentam assim, pelas calçadas, e - com sorte - arrecadam verba com os turistas para suas carreiras.

Há variados bistrôs, lanchonetes, restaurantes, sorveterias, creperias.... a gente fica tonto de tanta opção para todas as direções.

As ruas estão sempre agitadas, barulhentas, movimentadas e cheias.

Ainda assim, o lugar consegue preservar sua essência e charme.



É ótimo viajar no tempo e imaginar que ali se reuniam Monet, Renoir, Van Gogh, Degas, Cézanne e Toulouse-Lautrec, assim como outros pintores e artistas expressivos de sua época. Suas presenças no bairro contribuíam para que Montmartre tivesse um clima de vida ainda mais libertário e leve.

E ali estava eu.... me deliciando com cada prédio, cada árvore e deixando minha cabeça completamente solta, perdida em pensamentos lindos e inspiradores... ahhhhhhhh.... como amo essa cidade! Como é bom saber que existe um lugar no mundo que enche nosso coração de alegria e conforto.

Visite Montmartre quando estiver em Paris e desfrute dessas sensações prazerosas. Sua chegada ao bairro é abençoada de cara, pois o acesso acontece via Basílica de Sacré-Coeur (vou falar sobre ela em outra postagem, com mais detalhes).

"Se jogueeeee" em Montmartre,
sem receio de ser imensamente feliz!!!!!

Descubra, por você mesmo, todos os encantos dessa gostosura de lugar.... você vai se
surpreender!

Um comentário:

  1. Maravilhoso, entre Santa teresa e Montmartre.
    Tudo é melhor láaaaa em PARIS! rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir