quarta-feira, 13 de julho de 2011

Montmartre e Sacré-Coeur

O que foi prometido, jamais será esquecido aqui no nosso blog cheiroso e glamouroso. Vamos tratando de bater a poeira, sacudir os ombros, jogar o cabelão (no meu caso, claro, rs) e arregaçar as manguinhas congeladas há tanto tempo. Abri um intervalo longo nas atividades e postagens, mas estou de volta! Vitaminada, sacudida, loira, feliz e radiante (autoconfiança é tudo, meu bem).

Nada melhor do que aproveitar o "gancho" do último post e recomeçar o trabalho de onde parei: em Paris, no delicioso bairro de Montmartre. Vamos dar um pulinho lá agora? Que tal???


Chegar nesse bairro é muito fácil, aliás.... se locomover em Paris é uma maravilha. O metrô te leva a todos os lugares. Difícil é você decifrar a malha, os códigos, as linhas, baldiações e direções. mas, tudo se supera com boa vontade e excelente humor. Chegando em Montmartre, a gente caminha por umas ruas muito charmosas, com comércio bem diferenciado até encontrar a pracinha de onde sai o "bonde" para a Basílica de Sacré-Coeur (do Sagrado Coração, traduzindo para o nosso querido idioma).

No caminho, inclusive, achei uma loja incrível com produtos infantis que tinha de um TUDO do Pequeno Príncipe ("Le petit prince", do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry). Parada obrigatória, ao menos para mim, que sou fanática pelo livro desde a infância. Então, vamos em frente.

Assim que se chega na pracinha, a vida fica mais borbulhante: há música, carrossel, brinquedos, árvores centenárias, muuuuita gente e vasto comércio. Uma ferveção só! Depois dos primeiros minutos de êxtase, compre seu bilhetinho para subir até o ponto mais alto do monte Martre (a escadaria é belíssima, se você é atleta, encare-a, tem foto aqui em cima). Eu preferi o bondinho porque achei mais típico, turístico e cômodo também, é lógico.

Lembra um pouco aquele nosso do Pão de Açúcar, em proporções menores e rente ao chão. Ihhhhh... acho que a comparação não foi mesmo feliz, rssss. A subida é bem rápida. Quando a gente desce do transporte dá de cara com um mundo de gente, como se fossem peregrinos, em romaria até a Basílica. A escadaria parece refletir a luz do sol, assim como as cúpulas majestosas da Sacré-Coeur.

Tudo vira poesia. O homem posando de estátua viva, coberto por um tom bronze, cumprimentando a turista. O buldog sisudo andando em meio ao mar de pessoas, observando tudo. Os desenhistas/artistas com seus croquis e pincéis oferecendo um retrato seu produzido na hora.
O mármore travertino (extraído da região de Seine-et-Marne) emanando luz e complacência com tudo isso acontecendo aos seus pés, lá do alto do templo católico, com todo o seu esplendor branco. Poesia...... A tal pedra dispersa cálcio, o que garante a cor branca da Basílica mesmo com as chuvas e a poluição (genial).

O mosaico no ápice, chamado Cristo em majestade, é um dos maiores do mundo. A gente fica bem pequenino diante de tanto esplendor. Haja fôlego! Obviamente, câmeras e outros aparelhos eletrônicos são proibidos no interior da Basílica. A intrépida
 jornalista que vos escreve fez uma estripulia e conseguiu registrar
(sem flash) uns detalhes para postar no blog, como você pode
observar..... Deus perdoa, né? É algo que merece - e muito - ser
compartilhado.
A basílica também possui um jardim para meditação, com uma fonte. E o topo é aberto aos turistas e reserva uma vista espetacular da cidade de Paris.  Resumindo, Montmartre é um lugar que merece ser visitado, seja pelos lindos motivos que citei na postagem anterior, seja para conhecer a Basílica do Sagrado Coração.

Au revoir, mon cher!!!!


2 comentários:

  1. Oba!! Futriquinhas quentinhas saindo do forno!
    Ahhh Paris, que não acabe esses posts sobre esse lugar lindo, minha vontade de conhecer Paris é cada dia maior e esses posts me deixam cada dia mais íntima deste lugar.. Um dia chegarei lá sabendo de tuuuudo totalmente antenadaaaaaa! Amiga vc vai ler isso amanhã, não é?
    então....

    FELIZ DIA DO AMIGOOOOOOO!!! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Amooooooo muito, amigona!!!!!!!! Obrigada por fazer parte da minha vida. Quem sabe um dia ainda nos aventuramos juntas num desses destinos maravilhosos, hein? Seria o máximo, rsssssssss. Um beijoooo grande e especial pela data de hoje!

    ResponderExcluir