segunda-feira, 28 de março de 2011

Parisiense tb come !

Salut, querido leitor (a)! Hoje vou falar sobre hábitos alimentares e outras coisinhas que observei nos lindos dias em que estive em Paris. Já comentei com você que o povo de lá é bonitão, trabalhado no glamour e culto, o que não detalhei é que, além de tudo, são também elegantemente "em forma". Não vi gente acima do peso pelas ruas, nem criança, nem adolescente, adulto ou idoso. Incrível, não?

O fato é que depois de perceber esse detalhe, comecei a dar uma pesquisada no que eles comem. Um dos diferenciais mais significativos, no meu ponto de vista, é a ingestão de água. Eles se hidratam todo o tempo e é muito comum ver gente com sua garrafa (de 2litros!!!) embaixo do braço pela rua. Sim!... Eles deixaram a baguete tradicional de lado e agora carregam água para cima e para baixo. Excelente, não?

A pele fica luminosa, o metabolismo funciona bem, o corpo se hidrata e tudo é perfeição. Pensa que lá se consome refrigerante como aqui? Que nada! O povo investe nos vinhos nacionais (lá não há sacrifício algum nisso, muito pelo contrário), em bebidas à base de frutas e - como já disse - na água mineral (que é encontrada em todos os lugares com uma variedade absurda de marcas e grifes). Muito bom.


Outra coisa bárbara: todos consomem MUITA salada. É fato! Se vão pedir uma pizza, antes tem um prato de folhas.
Se vão comer um sanduíche numa lanchonete despretensiosa, logo ao lado está a embalagem de salada (que é facilmente encontrada em potinhos criativos que facilitam o consumo em qualquer lugar).
Fiquei encantada, mais um ponto para eles.



Nos restaurantes, do mais simples ao mais sofisticado, sempre há a entrada com verduras, hortaliças ou legumes. Eles sabem pedir e sabem se alimentar. Até o tradicional fast food local, que é o famoso pão francês recheado de deliciosas iguarias a escolher, é de fácil digestão. Verdade, amigo. O pão deles é leve e macio por dentro, e bemmmm crocante por fora. Uma receita leve e antiga de quem desenvolveu essa técnica e domina sabiamente a arte da panificação.

Há também os crepes, que são comercializados pelas calçadas, servidos de forma farta, deliciosos e igualmente leves. Ficou com água na boca? Pois para completar, dê uma boa espiada nas vitrines de doces e sorvetes, rsssss. Que maldade!!! Pude saborear a melhor mousse de chocolate de toda a minha vida... sem a menor culpa... felícissima da minha vida. Hahahaha!



Eles se alimentam muito bem, bebem bastante água, consomem salada sempre, caminham demais, apreciam bons vinhos e, uma graçaaaa, frequentam os restaurantes à noite mesmo em dias úteis. A rua fica movimentada, é muito legal de se ver. Eu fiquei hospedada numa avenida de grandes restaurantes e tudo tinha público todas as noites. Amei isso!

Para facilitar a minha vida e a do garçons, levei um guia de bolso (um dicionário) que tinha uma parte dedicada aos menus. Foi sensacional. E até divertido. Eles adoravam ver meu interesse, pediam para olhar o livrinho, quebrava o gelo inicial e sempre rendia um sorriso ou uma boa conversa (quando o garçom falava inglês ou, em alguns casos, espanhol).

Agora, a cereja desse bolo maravilhoso: voltei com 2 quilos a menos, uauauauau!!!



Parfait!!!!!!


A Bientôt!

Um comentário:

  1. Ah, meu bem! Tá vendo com nem tudo é perfeito, alguma coisa tinha que aparecer.. "Outra coisa bárbara: todos consomem MUITA salada. " comer salada e comer muita salada isso nao me pertence... Quero sorvete, mousse de chocolate, crepes.. Amo Muito tudo isso, Yeah!

    ResponderExcluir