terça-feira, 16 de novembro de 2010

Altos de Chavón, em Punta Cana

Ai, que saudade da minha viagem.... Bom que venho aqui escrever para você e vou me lembrando de tudo, reconstruindo as emoções, descobertas e - de alguma forma - é como se eu estivesse por lá novamente, rs. Um dos lugares mais fascinantes que visitei na República Domicana foi um vilarejo chamado "Altos de Chavón".

Juro que até fechar a viagem para Punta Cana, eu nunca tinha ouvido falar nisso. Fui pesquisando para definir os locais que iria visitar nos 10 dias dominicanos e acabei me deparando com essa maravilha na Terra.

Altos de Chavón é um deleite arquitetônico... a réplica de uma vila Mediterrânea do século XVI, aninhada muito acima do rio Chavón. A vila foi projetada pelo arquiteto dominicano José Antonio Caro e criada pelo mestre do design e cineasta italiano Roberto Coppa.  

Imagine que os artesãos dominicanos criaram manualmente os caminhos de pedra, as peças decorativas em ferro, os móveis e os encantadores prédios, revivendo os nobres ofícios (quase esquecidos) de trabalhar o metal e esculpir a pedra. É arte, gente! A vila inteira!

Sob o comando de Coppa, cada pedra foi cortada à mão, cada batente de porta de madeira foi artesanalmente esculpido e cada detalhe em ferro foi forjado à mão.

A vila começou a ser construída em 1976 e foi inaugurada em 1982 com o show de Frank Sinatra no Anfiteatro belíssimo e majestoso.

Além de ter sido construído para ser um centro de cultura do povo dominicano, Altos de Chavón abriga lojas exclusivas, boutiques, galerias de arte, restaurantes finos, um museu arqueológico e a Igreja de Santo Estanislau. No alto dos rochedos há também a reconhecida Escola de Design de Altos de Chavón, afiliada da Parson's School of Design de Nova York.


É, sem dúvida, um lugar que a gente visita, conhece, fotografa, sente, absorve e guarda na memória para o fim dos dias... muito inspirador.


2 comentários:

  1. Esse lugar é um prato cheio pra fotógrafa...rsrsrsr
    Um lugar lindo!
    Ah! sua florzinha é um charme!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaa... fiquei doidinha, o dedo frenético disparando sem parar, rsssss. Lá é puro charme, êxtase e deleite de fato. Recomendo muito! A flor é prata com coral, comprada com uma dominicana boa gente demais, chamada Julie.
    Beijosssss, lindona querida!!!! Obrigada pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir