sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Morten in Rio (jan 2012)

Vocalista da banda A-ha por 25 anos de uma trajetória bem-sucedida, Morten Harket demonstrou mais uma vez o carinho que tem pelo Brasil. No último domingo, dia 29 de janeiro, o cantor e compositor promoveu um evento até então inédito com fãs brasileiros: reuniu um grupo seleto para uma breve audição seguida de bate-papo informal, cumprimentos, autógrafos e fotos com os poucos felizardos que ali puderam estar.


A intrépida e incansável jornalista que vos escreve, logicamente, estava lá marcando presença. Bela (isso é por minha conta, rs) e gloriosa, consegui meu lugar ao sol e pude registrar tudo para compartilhar com você. Até porque, cá entre nós, além de repórter, sou fã confessa de Morten. São décadas acompanhando a carreira, comprando os álbuns, indo a todos (eu disse TODOS) os shows e sempre garantindo um cumprimento nos hotéis.
O encontro aconteceu na Fnac do Barrashopping (zona oeste do Rio de Janeiro), às 19h de um domingo extremamente chuvoso.
A produção do cantor foi generosa e cedeu aos muitos apelos de alguns que ficaram sem convites - isso tudo foi previamente organizado pela internet.
Pouco eram os lugares (cerca de 100 cadeiras), o espaço pequeno não permitiu que a generosidade da produção comportasse a todos. Infelizmente teve gente com convite que ficou do lado de fora.


Nada estragou o brilhantismo do evento. Os privilegiados que lá estavam foram os primeiros no mundo a ouvir as faixas inéditas do novo álbum de Morten Harket: "Out of my hands".


Logo em seguida, o cantor chegou, se posicionou, sorriu e respondeu pacientemente a uma série de perguntas, diversificadas e totalmente aleatórias, do público.


Na minha opinião, Morten pareceu à vontade, bem-humorado, solto, divertido e ansioso pelo "novo". Segundo ele, a experiência de estar só e ter algo totalmente sob seu controle tem sido interessante.


"A decisão de encerrar a banda foi senso comum e aconteceu num momento em que cada um de nós pode dar continuidade aos seus próprios projetos", comentou.
Com relação às canções que compõem o novo CD, Morten disse que procurou se identificar com as letras que falam "sobre nossas vidas, sobre amor e coisas cotidianas". Ele anunciou shows no Rio de Janeiro (dia 22/set, Citibank Hall), Belo Horizonte (dia 23/set, Chevrolet Hall) e São Paulo (dia 26/set,  Credicard Hall). Argentina e Chile não foram esquecidos, ele realizará apresentações lá também. Esse contato com o público deve ter sido positivo, pois ele disse "hoje, aqui com vocês, é o ponto de partida para essa nova fase, saí da caverna (forma como se referiu ao estúdio de gravação) e aqui é o primeiro lugar que venho", rs.... depois da 'clausura' produtiva.
Falou também que a partir de agora são "novas condições", já que lança oficialmente sua carreira solo. Morten respondeu a todos, sempre com boa disposição e, em alguns momentos, revelou particularidades sobre sua doutrina de vida como quando falou em fé, Deus, fundamentalismo, filosofia, humanidade.... "eu poderia ficar falando a esse respeito por um longo tempo", complementou.



Quando foi questionado sobre qual o seu lugar preferido no Brasil, respondeu enfaticamente: "Amazônia". Já à pergunta sobre o que costuma ouvir em casa, em seu tempo livre, foi irônico e disse que gosta de ouvir o som da água nos encanamentos, kkkkk.....
A produção anunciou a última pergunta e só então me dirigi a ele, pedi que cantarolasse algo do novo álbum que fosse uma das canções preferidas. Houve um intervalo silencioso e ele, graciosamente, me respondeu com outra pergunta: "você tem filhos?". Eu disse que não. Ele, desconcertado, fez um leve gesto com a mão direita como se fosse sinalizar sua contagem "bem, eu tenho..." muitos (se minha conta ainda estiver certa, são cinco). Rapidamente reformulou o pensamento e me indagou novamente "você tem sobrinhos?". Rs.... era tudo que eu precisava: eu respondi "sim, somente um". Touché!


Todos rimos.... e então ele argumentou, elegantemente, que não poderia ter uma eleita, pois todo o álbum já era uma seleção de preferidas, e tal.... Eu reforcei que ele poderia aproveitar para encerrar o encontro com o fãs, cantando algo de sua escolha, para presentear a todos que ali estavam.... ele sorriu e respondeu que "em setembro mostrará todas as canções nos shows" e mais algumas justificativas gentis e bem-humoradas para não dar um corte fatal, claro. Mais umas gargalhadas gerais, ele transpareceu agitação pois sacudiu as pernas, riu de novo para mim e rapidamente deu um de seus famosos agudos. Nada mal para quem alcança a 5 oitavas e é recordista em "manutenção de voz em uma nota": 20,2 segundos, na música (que amo) "Summer moved on".


Fotos by Simone Rangel (as que apareço são by Sergio Rodrigues)